A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE TECNODOCÊNCIA: INTEGRAÇÃO ENTRE DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Luciana de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Robson Carlos Loureiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67335

Palavras-chave:

aprendizagem significativa. docência. tecnodocência. tecnologias digitais da informação e comunicação.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar como os integrantes de grupos interdisciplinares
integram TDIC (Tecnologia Digital da Informação e Comunicação) e Docência ao construir o conceito de Tecnodocência a partir da utilização de seus conhecimentos prévios. Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das TDICs como problemas na formação de professores, a pesquisa, caracterizada como Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise seis grupos interdisciplinares participantes da disciplina Tecnodocência ofertada em 2015.1. Subdividiu-se em duas etapas: investigação sobre os conhecimentos prévios dos grupos por meio da aplicação de um questionário online de sondagem; investigação sobre os conhecimentos a posteriori por meio da aplicação de um questionário online de autoavaliação. A análise utilizou a triangulação metodológica em três momentos: compreensão do conceito de Docência, do conceito de Tecnologia e do conceito de Tecnodocência. O conceito de Tecnodocência sofreu ressignificações importantes, principalmente com a transformação do conceito de Tecnologia. Houve a valorização do aprimoramento das técnicas da docência e de modificações metodológicas diante do contexto de uso das TDICs. Percebeu-se que a integração entre TDIC e Docência em contexto interdisciplinar se constituiu uma opção promissora para transformações na compreensão sobre Tecnodocência.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

DE LIMA, L.; CARLOS LOUREIRO, R. A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE TECNODOCÊNCIA: INTEGRAÇÃO ENTRE DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67335. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67335. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC