PRODUÇÃO DE MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Ana Luísa Cogo UFRGS
  • Gabriela Perry Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marlise B. Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61460

Palavras-chave:

Mídia Audiovisual. Tecnologia Educacional. Educação a Distância. Educação Superior.

Resumo

As tecnologias educacionais digitais colaboram com a simulação de situações práticas no ensino de Enfermagem, como estratégia que procura garantir a segurança do paciente possibilitando a antecipação da realização destes procedimentos em laboratório de ensino ou como fonte de consulta em casos de dúvidas. Este relato tem como objetivo descrever as características e a metodologia de desenvolvimento do material digital, no formato de vídeo, intitulado punção venosa periférica com cateter. A produção do mesmo contou com uma equipe multiprofissional. As etapas observadas na produção do material digital foram definição dos objetivos instrucionais e o público alvo; a determinação do formato, do orçamento e do cronograma; a seleção do conteúdo; o desenvolvimento das estratégias para avaliar o vídeo e a sua efetividade educacional; o desenvolvimento do roteiro ou storyboard; o desenvolvimento do protótipo e a avaliação do produto e do processo. A produção de vídeos educacionais constitui-se em importante material digital de apoio á aprendizagem e a possibilidade de integrar uma equipe de especialistas na sua elaboração qualifica o processo.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

LUÍSA COGO, A.; PERRY, G.; B. SANTOS, M. PRODUÇÃO DE MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61460. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61460. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais