SAMAR: Um Sistema Autônomo de Mensuração de Autorrelatos no auxílio à Formação de Grupos para o campo CSCL

Autores

  • Cícero Costa Quarto Engenharia de Computação/UEMA
  • Lucas de Souza Vieira Engenharia de Computação/UEMA
  • Magda Bercht Instituto de Informática/UFRGS/PPGIE
  • Juliana Cerentini Pacico Instituto de Psicologia/UFRGS
  • Cláudio Simon Hutz Instituto de Psicologia/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61449

Palavras-chave:

CSCL. Formação de Grupos. Variáveis Psicológicas Positivas.

Resumo

Este artigo aborda a formação de grupos baseada no perfil de autorrelato do
indivíduo, de forma a tornar a Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador mais eficiente e assim auxiliar o professor na sua ação didática. O aporte teórico da pesquisa é alicerçado na Psicologia Positiva e na Computação. Da Computação, apresenta-se a ferramenta SAMAR, um sistema autônomo de mensuração de autorrelatos, implementado em PHP e integrado ao MySQL. Descreve-se um experimento no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, através do qual se busca estudar a aplicação das variáveis de autorrelatos consideradas. Como principais resultados da pesquisa se destaca que os melhores desempenhos de grupos colaborativos foram alcançados naqueles grupos com perfis de autorrelatos de médio para alto e com formações de grupos heterogêneos.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

COSTA QUARTO, C.; DE SOUZA VIEIRA, L.; BERCHT, M.; CERENTINI PACICO, J.; SIMON HUTZ, C. SAMAR: Um Sistema Autônomo de Mensuração de Autorrelatos no auxílio à Formação de Grupos para o campo CSCL. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61449. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61449. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC