Um Jogo Educativo na Web no Contexto do Ensino Fundamental

Autores

  • Carlos Alberto C. Lessa Filho Instituto de Computação/UFAL
  • Arturo Hernandez Domínguez Instituto de Computação /UFAL
  • Fábio Paraguaçu D. da Costa Instituto de Computação /UFAL
  • Patrícia Virgínia Torres Albuquerque Oliveira CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53505

Palavras-chave:

jogos educativos digitais, educação a distância, motivação

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o Sim Investigador, um jogo que busca motivar o estudante através do lúdico com a construção e resolução de casos (histórias) envolvendo o conteúdo de uma disciplina, e desenvolvido para estudantes do ensino fundamental e médio. No Sim Investigador o estudante receberá o papel de um investigador no qual deverá solucionar casos utilizando seus conhecimentos aprendidos na escola ou colégio, como também poderá construir suas próprias histórias no contexto de um conteúdo programático proposto por um professor, se aprofundando no conteúdo estudado. Um estudo de caso foi realizado com 49 estudantes de três escolas. Os resultados obtidos no estudo de caso mostra que 69,38% dos estudantes informaram se sentir ainda mais motivados ao estudo com o uso do jogo Sim Investigador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

ALBERTO C. LESSA FILHO, C.; HERNANDEZ DOMÍNGUEZ, A.; PARAGUAÇU D. DA COSTA, F.; VIRGÍNIA TORRES ALBUQUERQUE OLIVEIRA, P. Um Jogo Educativo na Web no Contexto do Ensino Fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53505. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53505. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Games e aplicativos