Modelagem com o GeoGebra: uma possibilidade para a educação interdisciplinar?

Autores

  • Maria Alice Gravina Professora do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática da UFRGS.
  • Lucas de Oliveira Contiero Aluno e bolsista-monitor do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática da UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21917

Palavras-chave:

modelagem geométrica, geometria dinâmica, atividade interdisciplinar.

Resumo

Este artigo discute o uso do software GeoGebra em atividade de modelagem que integra conteúdos de geometria e funções reais de variável real, com possíveis desdobramentos para trabalhos de natureza interdisciplinar. É apresentada uma experiência realizada em curso de licenciatura, na qual os alunos mostram, no processo de modelagem de movimentos, o desenvolvimento de habilidades que são características do raciocínio matemático - estabelecer relações, fazer conjeturas, resolver problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

GRAVINA, M. A.; CONTIERO, L. de O. Modelagem com o GeoGebra: uma possibilidade para a educação interdisciplinar?. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21917. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21917. Acesso em: 16 abr. 2024.