Construção de Portfólios de Matemática usando Pbworks
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.18060Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Educação Matemática, Portfólio de MatemáticaResumo
O trabalho é parte de uma prática docente baseada na autonomia do estudante via construção de portfólios de matemática, valendo-se de estratégias metacognitivas construídas pelos estudantes e pelo encantamento destes com as tecnologias digitais. O pbworks é um espaço free na internet onde os estudantes utilizam como caderno online, pois neste espaço podem-se postar todas as atividades da aula de matemática de forma a explorar a criatividade e o aprendizado de cada estudante. Este espaço tem a mesma finalidade do portfólio de matemática que é mobilizar os estudantes a aprenderam matemática, assim podendo ser o portfólio de matemática o próprio ou nele estar postado, mas com o foco no recurso, ou seja, qual recurso tecnológico digital viabilizaria ainda maior necessidade de se aprender a matemática da escola? Os objetivos desse trabalho é agregar as aulas de matemática cada vez mais às tecnologias digitais por ser um recurso facilitador na aprendizagem de matemática segundo as solicitações dos estudantes, em função da sua dinamicidade e interatividade, que viabiliza a correção do erro como aprendizagem. O trabalho é desenvolvido pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Porto Alegre, com uma metodologia de pesquisa-ação, que une a ação e a pesquisa, devido ao fato dos estudantes serem nativos digitais esses ajudam a professora com o uso da tecnologia e a professora aos estudantes desperta o interesse pelo estudo da matemática; ser 95% extraclasse e a comunicação é prioritariamente online. Os resultados indicam o envolvimento dos estudantes nas aulas de matemática, além do brilho no olhar de cada estudante olhando seu próprio trabalho se sentido capaz e entusiasmado para aprender mais e mais matemática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-28
Como Citar
BONA, A. S. D.; BASSO –, M. V. de A. Construção de Portfólios de Matemática usando Pbworks. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18060. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18060. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).