Avaliação de Desempenho Humano: um estudo de caso no curso de graduação em Administração na modalidade a distância

Autores

  • Edivandro Luiz Tecchio UFSC
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau UFSC
  • Pedro Antônio de Melo UFSC
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco UFSC
  • Paola Azevedo UFSC
  • Thiago Soares Nunes UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14507

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho. Educação a distância. Tutoria.

Resumo

O capital humano torna-se fundamental na manutenção da competitividade
organizacional e o desempenho humano fator decisivo para que as organizações
obtenham sucesso. Dessa maneira, como o desempenho tornou-se o balizador das ações
organizacionais, é necessário estabelecer parâmetros de mensuração e acompanhamento
deste desempenho. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo, identificar os
parâmetros a serem considerados para se criar um instrumento de Avaliação de
desempenho para a tutoria/os tutores do Curso de Administração na Modalidade a
Distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto a metodologia utilizada,
caracterizou-se como: um estudo de caso, exploratória, descritiva, documental,
bibliográfica, aplicada e predominantemente qualitativa. Assim, para o desempenho de
suas atividades, o tutor deve possuir diversas competências, tais como: organização e
planejamento, pró-atividade, auto-motivação, flexibilidade, comprometimento,
liderança, criatividade, conhecimento das rotinas de trabalho, conhecimento pleno da
disciplina ministrada, conhecimento sobre educação a distância/sobre o curso,
relacionamentos interpessoais e comunicação (oral/escrita). Por fim, definiu-se e criouse
um instrumento de avaliação de desempenho com base nas competências exigidas
pelo cargo tutor.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

TECCHIO, E. L.; DALMAU, M. B. L.; MELO, P. A. de; PACHECO, A. S. V.; AZEVEDO, P.; NUNES, T. S. Avaliação de Desempenho Humano: um estudo de caso no curso de graduação em Administração na modalidade a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14507. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14507. Acesso em: 28 mar. 2024.