ANÁLISE DO PROJETO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA À DISTÂNCIA DA REGESD

Autores

  • Adriana de Farias Ramos UFRGS
  • Rosane Aragon de Nevado UFRGS
  • José Claudio Pino

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14280

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação à Distância, Concepções Epistemológicas

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar uma análise documental do Projeto do Curso de Licenciatura em Química à Distância, proposto pela REGESD, para a formação inicial de professores leigos de química do Rio Grande do Sul. A partir da
concepção de que a formação de professores tem como uma das diretrizes fundamentadoras a epistemologia da prática, propõe-se um estudo sobre a congruência da estruturação proposta para o curso e do referencial teórico que suporta o projeto, bem como da sua organização curricular para a formação de acordo com o perfil docente que se deseja no curso. Ao final da análise se conclui que o curso está estruturado em conformidade com o referencial teórico e com o perfil docente proposto no projeto. O currículo está centrado na prática e a constante reflexão sobre ela, o que pode favorecer alcançar os objetivos do curso. Porém, outros elementos são
fundamentais para a adequada implementação da proposta, dentre os quais se destaca a convergência entre o currículo proposto e sua operacionalização pelos professores e tutores.

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Publicado

2006-12-22

Como Citar

RAMOS, A. de F.; NEVADO, R. A. de; PINO, J. C. ANÁLISE DO PROJETO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA À DISTÂNCIA DA REGESD. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14280. Acesso em: 28 mar. 2024.