Traços orais em interações escritas na primeira língua (língua portuguesa) e na segunda língua ou língua estrangeira: ganhos afetivos no uso de estilos de linguagem informal em comunidades virtuais de aprendizagem

Autores

  • Janete Sander Costa UFRGS
  • Querte Conzi Mehlecke UFRGS
  • Margarete Axt UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14063

Palavras-chave:

O oral na escrita, Primeira língua e segunda língua ou língua estrangeira, Interações cooperativas/colaborativas, Comunidades virtuais dialógicas, Sentido e autoria

Resumo

Este estudo visa analisar traços orais na língua escrita de professores em serviço e em formação, participantes de doisambientes de autoria coletiva na Web: o EquiText e o For-Chat. Ao realizar atividades acadêmicas escritas, os estudantes misturam expressões e notações informais que representam sua participação, sua ligação afetiva, descontração no compartilhar de idéias e de sentimentos pessoais entre si. São características da linguagem oral, da conversa informal em grupos. Eventos orais e escritos desses dois grupos-sujeito, um, interagindo em português (primeira língua) e,outro, em inglês (segunda língua ou língua estrangeira), são analisados qualitativamente. Os autores, observadores-participantes, ressaltam traços orais em suas
produções textuais, produzindo sentido e autoria no coletivo, como um ganho do climaafetivo e dialógico, própria da linguagem oral, entremeada ao estilo escrito, formal, acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Sander Costa, UFRGS

Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE, Laboratório de Linguagem, Interação e Cognição – LELIC, Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, NEO/FACCAT.

Querte Conzi Mehlecke, UFRGS

Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE, Laboratório de Linguagem, Interação e Cognição – LELIC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, NEO/ FACCAT, Bolsista Capes.

Margarete Axt, UFRGS

Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE, Laboratório de Linguagem, Interação e Cognição – LELIC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS

Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias em Educação – CINTED,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

COSTA, J. S.; MEHLECKE, Q. C.; AXT, M.; TAROUCO, L. M. R. Traços orais em interações escritas na primeira língua (língua portuguesa) e na segunda língua ou língua estrangeira: ganhos afetivos no uso de estilos de linguagem informal em comunidades virtuais de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14063. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14063. Acesso em: 28 mar. 2024.