AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E SUAS POSSIBILIDADES CONSTRUTIVISTAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13781Palavras-chave:
ambientes virtuais de aprendizagem, construtivismo, interatividade, aprendizagem colaborativa.Resumo
Toda inovação tecnológica em educação precisa se basear em um contextoepistemológico bem definido. Ao se conceber um ambiente virtual de aprendizagem -
AVA, deve haver com uma adequada fundamentação teórica. Assim, torna-se possível
desenvolver ferramentas de aprendizagem adequadas. Neste artigo, são analisadas as
possibilidades pedagógicas de ambientes virtuais de aprendizagem. Essas
possibilidades são baseadas no Construtivismo, teoria proposta inicialmente por Jean
Piaget. O principal objetivo do artigo é identificar de que forma cada ferramenta deve
ser utilizada para se obter melhorias pedagógicas. São analisados os seguintes
aspectos: a importância de uma clara definição epistemológica, a consideração de que
os estudantes são protagonistas da Internet, a possibilidade de promover a autonomia
do estudante, a interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem e a
aprendizagem colaborativa.
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Publicado
2005-06-16
Como Citar
COSTA, L. L. A. C. da; FRANCO, S. K. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E SUAS POSSIBILIDADES CONSTRUTIVISTAS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13781. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13781. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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