REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TEMPO: CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRUTURA SEMÂNTICA PARA O PRESENT PERFECT ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS PARA A INTERNET

Autores

  • Marcelo Magalhães Foohs UFRGS
  • James White
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS
  • Margarete Axt

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13735

Palavras-chave:

ensino a distância, multimídia, gráficos, gramática da língua inglesa

Resumo

O propósito deste artigo é relatar os resultados de um estudo piloto conduzido
em maio de 2003. O estudo teve a finalidade de testar um modelo de pesquisa inspirado
em Kost et alii (1999) e os instrumentos de coleta que posteriormente serão utilizados
em uma pesquisa sobre os efeitos da representação gráfica do tempo na compreensão e
retenção dos usos do present perfect da língua inglesa e de seu contraste com outros
tempos, com utilização de tecnologias interativas para a internet aplicadas ao ensino a
distância. Os participantes do grupo experimental "Texto+Gráfico" obtiveram
resultados significativamente superiores aos participantes do grupo "Somente Texto" no
pós-teste deslocado, F(1,14)=4.82, p=0.0486<0.05, d=1.17, indicando que os estudantes
daquela condição retiveram mais eficazmente o conteúdo estudado no período de
tratamento.

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Publicado

2005-06-16

Como Citar

FOOHS, M. M.; WHITE, J.; TAROUCO, L. M. R.; AXT, M. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TEMPO: CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRUTURA SEMÂNTICA PARA O PRESENT PERFECT ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS PARA A INTERNET. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13735. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13735. Acesso em: 18 abr. 2024.