A educação a distância na perspectiva transdisciplinar: a contribuição das disciplinas de Laboratório de Pesquisa no curso de Pedagogia

Autores

  • Júlio José Cardoso Egreja
  • Michelle Jordão Machado
  • Vânia de Aquino Silva

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13575

Palavras-chave:

educação a distância – transdisciplinaridade – laboratório de pesquisa

Resumo

A educação a distância, por ser compreendida como uma abordagem que
transcende os limites da dimensão espacial, temporal, cultural e curricular, apresenta-se
intimamente associada aos princípios e características da transdisciplinaridade. A
metodologia transdisciplinar está organizada em torno de três pilares, quais sejam: a
complexidade, a lógica do terceiro incluído, e os diferentes níveis de realidade. Esta
pesquisa visou analisar, à luz dessa teoria, as experiências desenvolvidas no conjunto
de disciplinas Laboratório de Pesquisa no curso de Pedagogia, oferecido pela
Universidade Católica de Brasília, na modalidade a distância. Os dados analisados
foram coletados a partir de uma pesquisa realizada com estudantes do curso, em agosto
de 2009. O processo de coleta deu-se por meio de um questionário enviado
eletronicamente a 60 estudantes, matriculados do 2º ao 6º semestre do curso. A análise
considerou os princípios da transdisciplinaridade, tendo como foco o conteúdo e as
estratégias didáticas utilizadas na disciplina e a mediação pedagógica realizada pelo
professor. Os resultados apontaram elevados índices de concordância dos alunos em
relação às questões apresentadas, o que nos permite reconhecer nas disciplinas de
Laboratório de Pesquisa os princípios dimensionados na teoria transdisciplinar.

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Publicado

2009-12-21

Como Citar

EGREJA, J. J. C.; MACHADO, M. J.; SILVA, V. de A. A educação a distância na perspectiva transdisciplinar: a contribuição das disciplinas de Laboratório de Pesquisa no curso de Pedagogia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 176–186, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13575. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13575. Acesso em: 18 abr. 2024.