A educação a distância na perspectiva transdisciplinar: a contribuição das disciplinas de Laboratório de Pesquisa no curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13575Palavras-chave:
educação a distância – transdisciplinaridade – laboratório de pesquisaResumo
A educação a distância, por ser compreendida como uma abordagem quetranscende os limites da dimensão espacial, temporal, cultural e curricular, apresenta-se
intimamente associada aos princípios e características da transdisciplinaridade. A
metodologia transdisciplinar está organizada em torno de três pilares, quais sejam: a
complexidade, a lógica do terceiro incluído, e os diferentes níveis de realidade. Esta
pesquisa visou analisar, à luz dessa teoria, as experiências desenvolvidas no conjunto
de disciplinas Laboratório de Pesquisa no curso de Pedagogia, oferecido pela
Universidade Católica de Brasília, na modalidade a distância. Os dados analisados
foram coletados a partir de uma pesquisa realizada com estudantes do curso, em agosto
de 2009. O processo de coleta deu-se por meio de um questionário enviado
eletronicamente a 60 estudantes, matriculados do 2º ao 6º semestre do curso. A análise
considerou os princípios da transdisciplinaridade, tendo como foco o conteúdo e as
estratégias didáticas utilizadas na disciplina e a mediação pedagógica realizada pelo
professor. Os resultados apontaram elevados índices de concordância dos alunos em
relação às questões apresentadas, o que nos permite reconhecer nas disciplinas de
Laboratório de Pesquisa os princípios dimensionados na teoria transdisciplinar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-21
Como Citar
EGREJA, J. J. C.; MACHADO, M. J.; SILVA, V. de A. A educação a distância na perspectiva transdisciplinar: a contribuição das disciplinas de Laboratório de Pesquisa no curso de Pedagogia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 176–186, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13575. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13575. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).