Aprendizagem com mobilidade na perspectiva dialógica: reflexões e possibilidades para práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13558Palavras-chave:
aprendizagem com mobilidade. tecnologias móveis sem fio. práticas pedagógicas, ensino, aprendizagemResumo
No contexto da aprendizagem com mobilidade (m-learning) apoiada pelouso de Tecnologias Móveis Sem Fio (TMSF), surge o problema que deu origem a
pesquisa, "Como as TMSF podem contribuir para práticas pedagógicas numa
perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa?". A metodologia utilizada foi estudo
de caso, a partir da análise de duas situações de práticas pedagógicas, por meio da
observação direta e pesquisa participante. Os resultados são válidos para provocar a
reflexão de professores/orientadores sobre a necessidade de desenvolver práticas
pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao processo de
ensino e de aprendizagem nessa modalidade, superando o paradigma educacional
vigente e estando mais perto do contexto de aprendizagem dos sujeitos.
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Publicado
2009-12-21
Como Citar
GRAZIOLA JUNIOR, P. G. Aprendizagem com mobilidade na perspectiva dialógica: reflexões e possibilidades para práticas pedagógicas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 115–124, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13558. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13558. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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