Analysis of unplugged tools used for the development of computational thinking in the teaching of algorithms: a review of the literature
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.126670Palavras-chave:
Algorithms, Computational thinking, Unplugged computationResumo
The development of computational thinking has been frequently pointed out as an efficient way to stimulate learning using the fundamentals of computing. Most of the publications about this approach report successful experiences using the most diverse tools, materials, and techniques. This work highlights the unplugged techniques, which are characterized by using alternative materials to computers. This article presents a systematic literature review that aims to analyze unplugged tools in the educational context, focusing on the development of competencies related to computational thinking. In the analysis, a diversity of tools, systems, and approaches of unplugged computational thinking used to conduct the activities was found, and, despite the heterogeneity of the studies, it was possible to perceive some patterns.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).