A variável visual seção plana e o GeoGebra 3D na atividade cognitiva de conversão entre representações semióticas das superfícies quádricas

Autores

  • Núbia Lúcia Cardoso Guimarães IFRS
  • Márcia Rodrigues Notare UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126507

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar a análise teórica de um modelo que explora a variável visual seção plana associada ao GeoGebra 3D no estudo das
superfícies quádricas. O presente estudo é parte de uma pesquisa de doutorado e está apoiado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Como com qualquer objeto matemático, o acesso a essas superfícies e a operação sobre elas exige o uso de representações semióticas. Operar sobre essas representações envolve o seu reconhecimento nos diferentes registros e a realização de transformações internas e externas a estes. Para tal, é necessário que se estabeleça uma correlação entre as unidades significantes nos diferentes registros. O modelo proposto na presente pesquisa, que combina o uso do GeoGebra 3D à unidade significante “seção plana”, permite a articulação entre os registros simbólico e gráfico. A análise realizada evidenciou que o modelo desenvolvido cumpre as condições necessárias para a conversão entre esses registros de representação, o que pode favorecer o trânsito espontâneo entre eles e, consequentemente, a compreensão do objeto matemático de estudo.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

GUIMARÃES, N. L. C. .; NOTARE, M. R. A variável visual seção plana e o GeoGebra 3D na atividade cognitiva de conversão entre representações semióticas das superfícies quádricas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 31–40, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126507. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126507. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador