Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana: análise de uma experiência em ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.121181Palavras-chave:
GeoGebra, geometria euclidiana, fórum colaborativo, ensino remotoResumo
Este artigo apresenta uma investigação sobre os impactos do engajamento e das interações sociais na aprendizagem de Geometria Euclidiana Plana, em atividades realizadas em fóruns no ambiente virtual de aprendizagem institucional, durante o Ensino Remoto Emergencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar evidências de desenvolvimento do pensamento geométrico e da habilidade de argumentação, além da apropriação dos recursos do software GeoGebra para apoiar a argumentação nos fóruns de discussão colaborativa disponibilizados ao longo do desenvolvimento da disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que o engajamento nos fóruns teve impacto positivo nas construções geométricas realizadas no GeoGebra e na qualidade das demonstrações geométricas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-12-28
Como Citar
RODRIGUES NOTARE, M.; CEZAR PINTO, R. Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana: análise de uma experiência em ensino remoto. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 1–10, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121181. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121181. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).