Atividade de Programação com Crianças de 4-6 anos: A construção da noção de algoritmo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118531

Palavras-chave:

Desenvolvimento Cognitivo, Atividade de Programação, Epistemologia Genética, Robótica Educacional

Resumo

O presente estudo está vinculado a uma pesquisa que objetiva investigar o processo de construção da noção de algoritmo na atividade de programação realizada por crianças de4 até 12 anos de idade. Apresentamos, aqui, os resultados obtidos através da análise de entrevistas realizadas com sete sujeitos de 4 até 6 anos de idade. Na primeira etapa da entrevista, foram realizadas provas cognitivas, baseadas no método clínico-piagetiano para a verificação do estádio de desenvolvimento intelectual de cada sujeito e o desenvolvimento de noções tais como classificação, seriação, objeto, causalidade e espaço. Na segunda etapa, os sujeitos resolveram problemas para fazer movimentar um
robô. A entrevista foi gravada em vídeo e analisada com auxílio do software de análise qualitativa MAXQDA2020®. Como conclusões, podemos indicar relações entre o desenvolvimento de noções como classificação, seriação, objeto, causalidade e espaço e o êxito na resolução de problemas envolvendo a construção de algoritmos para a programação de um robô.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

PELISOLLI CABRAL, C.; ARAGÓN, R.; DA SILVA SIMÕES, A. Atividade de Programação com Crianças de 4-6 anos: A construção da noção de algoritmo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 413–422, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118531. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118531. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Robótica Educacional