Redes de Colaboração e Contribuições da RENOTE

Autores

  • Gustavo Silva Semaan UFF
  • Débora Alvernaz Corrêa Granbery
  • Savio Gurgel Ribas UFF
  • Edelberto Franco Silva UFJF
  • José André de Moura Brito ENCE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.105916

Palavras-chave:

KDD, redes de colaboração, Panorama geral, Grafos, Centralidade

Resumo

O presente trabalho apresenta um panorama geral das contribuições e das redes
de colaboração criadas por esta importante revista na área de educação e informática, em comemoração à sua 40ª edição, publicada em 2019. Para tanto, foram considerados os processos de descoberta de conhecimento em bases de dados, a tarefa de mineração de textos, métodos de análises de dados e conceitos de teoria de grafos. A base de dados utilizada possui informações referentes a todos os dados bibliográficos da RENOTE (17 anos), e é formada por 1.866 artigos, 3.052 autores e a colaboração entre seus pares. Tratase de uma apresentação neutra, restrita aos dados disponíveis, que visa fomentar a importância do tema no cenário acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

SILVA SEMAAN, G.; ALVERNAZ CORRÊA, D.; GURGEL RIBAS, S.; FRANCO SILVA, E.; ANDRÉ DE MOURA BRITO, J. Redes de Colaboração e Contribuições da RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.105916. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/105916. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador