Análise sobre Sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99475Palavras-chave:
Learning Analytics, Relato´ rio, Sistema, EAD, docente.Resumo
O presente artigo é resultado da análise de sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas dos docentes em cursos que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Realizou-se estudo bibliográfico para determinar que tipo de software vem sendo proposto por pesquisadores para apoiar as atividades docentes em cursos a distância de graduação e pós-graduação. Pretende-se verificar os trabalhos realizados que forneçam subsídios diretamente para os professores a fim de que esses possam tomar decisões pedagógicas. Exclui-se aqui sistemas de Learning Analytics (LA) que forneçam informações diretamente para os alunos e que apresentem características de predição automática. Ao final da análise constatou-se uma grande utilização de LA pelas instituições de ensino tendo como foco a entrega de informações para os tutores e docentes.
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