A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS: UMA REFLEXÃO PARA OS DIAS ATUAIS

Autores

  • Morgana Scheller IF Catarinense – Rio do Sul/PUCRS
  • Lori Viali PUCRS/UFRGS
  • Regis Alexandre Lahm PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53513

Palavras-chave:

Teorias de aprendizagem. Tecnologias. Aprendizagem na era digital

Resumo

Este artigo apresenta uma análise reflexiva de três teorias que podem ser utilizadas no contexto de ensino e de aprendizagem na era digital. Para tanto, de posse das concepções de aprendizagem de David Ausubel, Seymour Papert e George Siemens, traçou-se um paralelo entre as teorias na busca de semelhanças e diferenças entre elas, explicitando uma reflexão para a aprendizagem no contexto educacional na era digital. A  análise  permitiu  verificar  que  em  uma  reflexão  conjunta,  a  aprendizagem  deve ocorrer formal e informalmente por meio de conexões estabelecidas nas redes em que o estudante motivado, constantemente estabelece relações com o que é potencialmente significativo. Trata-se de um processo contínuo, frequentemente atualizado, ocorrendo em um contexto de interação e de forma colaborativa, sendo o sujeito ativo em sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

SCHELLER, M.; VIALI, L.; ALEXANDRE LAHM, R. A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS: UMA REFLEXÃO PARA OS DIAS ATUAIS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53513. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53513. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação