Avaliação de um software de autoria coletiva: experiências com pessoas com necessidades especiais

Autores

  • Daniela Bagatini Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Fernando Teles Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Nelson Jr ESADE
  • Débora Conforto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Lucila Santarosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Valderi Leithardt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cleci Maraschin Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30917

Palavras-chave:

acessibilidade, usabilidade, ferramenta de autoria coletiva, PNE.

Resumo

Este artigo apresenta os relatos de experiências da interação de usuários com necessidades especiais com a ferramenta síncrona de autoria coletiva - Twiddla, com o objetivo de analisar requisitos de usabilidade e de acessibilidade. A investigação foi  realizada por meio de uma metodologia exploratória, envolvendo uma etapa de verificação e de validação das normativas de acessibilidade e de heurísticas de usabilidade, tendo com sujeitos de análise usuários com deficiência auditiva e visual.

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Publicado

2012-07-20

Como Citar

BAGATINI, D.; TELES, F.; JR, N.; CONFORTO, D.; SANTAROSA, L.; LEITHARDT, V.; MARASCHIN, C. Avaliação de um software de autoria coletiva: experiências com pessoas com necessidades especiais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30917. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30917. Acesso em: 28 mar. 2024.