Poesia em Libras: expressão e compreensão a partir de vídeos na educação de surdos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99556Palavras-chave:
Surdos, vídeos, educação.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso de uma filmagem em vídeo de duas poesias em Libras em uma escola pública bilíngue para surdos. Baseia-se em referenciais teóricos sobre educação de surdos, cultura visual e o uso das tecnologias como potencial de compartilhamento e registro da língua de sinais. Os dados apresentados compõem parte de uma pesquisa no formato de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento aplicado, é um vídeo com duas poesias em língua de sinais. A análise do vídeo é feita pelo grupo focal, formado por alunos surdos fluentes em Libras, através de um questionário com roteiro semiestruturado. Destaca-se ser primordial na educação de surdos o uso de tecnologias visuais como forma de registro documental, como forma de compartilhamento de conteúdos escolares e de publicações em repositórios digitais.
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