O Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS: Temas de Pesquisa, Objetos de Investigação e Produtos Privilegiados

Autores

  • Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Josiane Carolina Soares Ramos Procasko Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99533

Palavras-chave:

mestrado profissional, produção do conhecimento, informática na educação.

Resumo

O estudo aqui apresentado busca identificar, a partir das dissertações produzidas junto ao Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), os temas de estudo presentes nas investigações, os objetos de pesquisa privilegiados e os “produtos” desenvolvidos junto à produção acadêmica do curso. Para isto, nos utilizamos – como estratégia metodológica – dos “princípios” de Estado de Conhecimento, caracterizados pelo foco na pesquisa de caráter histórico-bibliográfico, exploratório-investigativo, inventariante e descritivo. O corpus de análise se apresenta a partir das 21 dissertações produzidas pelas 2 (duas) primeiras turmas do curso. Os resultados desta investigação apontam para a complexidade e diversidade presente junto aos estudos do campo da Informática na Educação, especialmente, quando articulados a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS, destacam-se temas relacionados as “tecnologias e as aprendizagens”; nos objetos de pesquisa percebemos uma predileção as “práticas pedagógicas” no ambiente escolar; e como produtos fruto destas investigações, evidenciamos uma relação direta com o desenvolvimento de “matrizes e protocolos” de ação para o campo educacional.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

SILVEIRA DIOGO DE ÁVILA FONTOURA, J.; CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO, J. O Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS: Temas de Pesquisa, Objetos de Investigação e Produtos Privilegiados. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 498–507, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99533. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99533. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC