CADAP – Uma ferramenta de apoio para um modelo de avaliação de aprendizagem baseado no desenvolvimento de conhecimento, habilidades e competências e na reação emocional dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95714Palavras-chave:
Expressões Faciais, Emoções, Aprendizagem, AvaliaçãoResumo
Na atual literatura é amplamente aceito que as emoções influenciam significativamente no processo de aprendizagem, porém, como reconhecer as emoções dos alunos, e, como relacionar os vários tipos de emoções com a aprendizagem, continua a ser uma questão em aberto. Outra questão bastante estudada é como avaliar a aprendizagem dos alunos em ambientes educacionais. Para que seja possível correlacionar as emoções dos alunos com a aprendizagem este artigo propõe utilizar a avaliação de aprendizagem baseada em evidências de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos e competências e a utilização de uma ferramenta de reconhecimento de emoções a partir de expressões faciais dos alunos – CADAP. E assim, com estes instrumentos, obter correlações entre emoções, conteúdos didáticos, formas de ensino, estilos de aprendizagem e desempenho dos alunos.
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