Intervenções na atividade de leitura em textos digitais: um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo

Autores

  • Ramon Rosa Maia Vieira Junior UFRGS
  • Eliseo Berni Reategui UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95705

Palavras-chave:

coordenação, intervenção, leitura, texto digital, pergunta

Resumo

O objetivo desse trabalho é avaliar um sistema de coordenação de intervenções na leitura em textos digitais por meio de análise dos impactos nos acervos de autorias e na ocorrência de feedbacks. O sistema de coordenação foi implementado no HiperDidático, o qual foi desenvolvido para atender o fluxo de atividades colaborativas formalizado pela Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais (APLT). Os procedimentos metodológicos foram divididos em 3 etapas: (i) aplicação da Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais em uma atividade de leitura com uma turma de 15 alunos, (ii) análise da correlação entre as respostas às intervenções e os registros do acervo de certezas e dúvidas dos alunos, (iii) análise da correlação entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks. Os resultados evidenciaram que há uma correlação estatística pouco significativa entre as intervenções e a reconstrução do acervo, porém a segunda análise apresentou uma alta correspondência entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks em um nível de significância ‘altamente significativo’. Os resultados sugerem um sistema de coordenação capaz de ampliar a ocorrência de feedbacks, mesmo com baixa produção de autorias.

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

ROSA MAIA VIEIRA JUNIOR, R.; BERNI REATEGUI, E. Intervenções na atividade de leitura em textos digitais: um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 52–61, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95705. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95705. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador