Funções e programação no Scratch

Autores

  • André Eduardo Ventorini PPGEMEF/UFSM
  • Leandra Anversa Fioreze PPGEMat/ UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89295

Palavras-chave:

Funções, teoria dos Campos Conceituais, construcionismo, Scratch.

Resumo

Este artigo se propõe a verificar o potencial do software de programação
Scratch no processo de construção de conceitos relacionados com funções. A pesquisa de cunho qualitativo tem como aportes teóricos os Campos Conceituais, de Vergnaud, devido a importância de sua teoria na análise do funcionamento cognitivo do "sujeitoem- situação" e o Construcionismo, de Papert, destacadamente, na relevância da programação na construção do conhecimento. A partir dos dados analisados em uma pesquisa desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, pode-se concluir que o uso do software de programação Scratch contribuiu na construção de conceitos relacionados com funções. Uma das contribuições está relacionada à compreensão dos esquemas utilizados no processo de criação e substituição de variáveis através de comandos específicos para esta função.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

EDUARDO VENTORINI, A.; ANVERSA FIOREZE, L. Funções e programação no Scratch. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 576–585, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89295. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89295. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC