A Epistemologia Genética em um Experimento Virtual Imersivo 3D de Magnetismo

Autores

  • Valter A. Ferreira PPGIE - UFRGS
  • Priscila C. Nicolete PPGIE - UFRGS
  • Liane M. R. Tarouco PPGIE - UFRGS
  • Fernando Becker PPGIE – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89268

Palavras-chave:

Laboratório Virtuais Imersivos 3D, Epistemologia Genética, Ensino de Física.

Resumo

Este trabalho trata do desenvolvimento de um experimento virtual imersivo 3D de magnetismo elaborado na plataforma OpenSim. A fundamentação teórica encontra-se na Epistemologia Genética, a coleta de dados inspirou-se no Método Clínico de Piaget e a análise foi realizada com base nos estudos de Piaget e Inhelder sobre o pensamento do adolescente. Os dados foram obtidos pela gravação audiovisual da apliação da entrevista clínica ao longo das simulações virtuais. Os  resultados demonstraram a viabilidade da criação de experimentos virtuais imersivos 3D de magnetismo sob a ótica da teoria de Piaget, além de apontar para o uso do pensamento formal por parte dos sujeitos entrevisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

A. FERREIRA, V.; C. NICOLETE, P.; M. R. TAROUCO, L.; BECKER, F. A Epistemologia Genética em um Experimento Virtual Imersivo 3D de Magnetismo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 535–545, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89268. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89268. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC