Desenvolvimento de Aplicativo para Realização de Práticas Profissionais à luz da Metodologia Senai de Educação Profissional

Autores

  • Filipe Soares Martins SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89238

Palavras-chave:

Distribuição. Otimização. Práticas Educacionais

Resumo

Este artigo explica o desenvolvimento e a aplicação de uma ferramenta informatizada e de uso livre para criação de trajetos otimizados a ser utilizada durante as aulas práticas de um componente curricular do curso técnico em logística em uma das escolas da rede SENAI-ES. Como procedimento metodológico foram utilizadas as pesquisas aplicada e de laboratório. Foi desenvolvido um sistema baseado em linguagem VBA, integrado ao Microsoft Excel utilizando o suplemento OpenSolver para execução dos cálculos de definição do melhor trajeto a partir de uma situação problema definida à luz da metodologia SENAI de educação profissional. O estudo concluiu que a utilização da ferramenta permitiu atingir o objetivo central de permitir ao instrutor aplicar uma situação de aprendizagem de acordo com a metodologia educacional proposta e possibilitou ao discente alinhar os conceitos teóricos à prática profissional e apoiá-lo no processo de tomada de decisão quanto a qual trajeto deve ser selecionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

SOARES MARTINS, F. Desenvolvimento de Aplicativo para Realização de Práticas Profissionais à luz da Metodologia Senai de Educação Profissional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 402–412, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89238. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89238. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Software livre na educação