Contribuições de um Objeto de Aprendizagem Colaborativa no Contexto da CSCL

Autores

  • Eliana Cláudia Mayumi Ishikawa UTFPR
  • Simone Nasser Matos UTFPR
  • Ezequiel Gueiber UEPG
  • Guataçara dos Santos Junior UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89235

Palavras-chave:

Objeto de Aprendizagem. CSCL. Análise Textual Discursiva.

Resumo

Este artigo apresenta as contribuições que o objeto virtual de aprendizagem colaborativa, denominado Collabora, pode trazer no processo de ensino e aprendizagem aplicado na disciplina de Probabilidade e Estatística no Ensino Superior. A base para a análise foi obtida por meio dos registros dos alunos no chat do Collabora, das observações e anotações realizadas durante as aulas e nas atividades presenciais (diário de bordo e atividades presenciais em grupo). Para análise dos dados coletados utilizou- se a Análise Textual Discursiva (ATD) que apoia o processo de categorização e unitarização. Foi criada a categoria Aprendizagem Colaborativa que contempla as áreas-chaves da CSCL e concluiu-se que o objeto educacional as atende de forma satisfatória.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

CLÁUDIA MAYUMI ISHIKAWA, E.; NASSER MATOS, S.; GUEIBER, E.; DOS SANTOS JUNIOR, G. Contribuições de um Objeto de Aprendizagem Colaborativa no Contexto da CSCL. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 61–70, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89235. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89235. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador