Desenvolvimento do Pensamento Espacial com a Geometria da Tartaruga
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.85933Palavras-chave:
Linguagem LOGO, pensamento espacial, representação espacial, epistemologia do espaçoResumo
Neste trabalho se discute o desenvolvimento do pensamento espacial de estudantes de matemática em processo de elaboração de programas no ambiente Logo com base na epistemologia do espaço de Jean Piaget. No estudo foram analisados programas que contemplam o uso de comandos que acionam uma terceira dimensão e possibilitam representações de resoluções gráficas de três dimensões na representação bidimensional da tela do computador. De caráter qualitativo exploratório, os resultados do estudo apontam que a atividade de programação em Logo mobilizaram estratégias envolvendo abstrações reflexionantes e pseudoempíricas, as quais ampliam as possibilidades de raciocínio espacial.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
RODRIGUES NOTARE, M.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Desenvolvimento do Pensamento Espacial com a Geometria da Tartaruga. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85933. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85933. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Teorias de Aprendizagem
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