JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO DE INCENTIVO À LEITURA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Luana Monique Delgado Lopes PPGTIC/UFSC
  • Kajiana Nuernberg Sartor Vidotto PPGTIC/UFSC
  • Eliane Pozzebon PPGTIC/UFSC
  • Luciana Bolan Frigo PPGTIC/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79241

Palavras-chave:

Jogos Digitais. Leitura. Letramento Digital. Revisão Sistemática.

Resumo

A utilização de jogos digitais como recurso de incentivo à leitura ainda é
uma prática incipiente e que carece de mais estudos para aprofundamento do tema. A fim de obter uma maior apropriação do assunto realizou-se uma revisão sistemática com o objetivo de verificar qual a relação existente entre os jogos digitais e a leitura nas publicações científicas no período compreendido entre o ano 2000 e o ano de 2017. Foi feita uma busca inicial nas bases de dados Scopus e Web of Science, seguida de uma avaliação em 2 etapas que resultou em uma análise crítica de 6 (seis) documentos. Constatou-se que as áreas abrangidas pelas publicações analisadas são: desenvolvimento de habilidades de leitura por meio de jogos digitais; letramento digital através de jogos; videogames enquanto cibertextos e uso de jogos educativos associados a práticas de leitura e escrita.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

MONIQUE DELGADO LOPES, L.; NUERNBERG SARTOR VIDOTTO, K.; POZZEBON, E.; BOLAN FRIGO, L. JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO DE INCENTIVO À LEITURA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79241. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79241. Acesso em: 28 mar. 2024.