O uso do Geogebra como ferramenta auxiliar para estudo da reta tangente a um gráfico

Autores

  • Thiago Beirigo Lopes IFMT
  • Leniedson Guedes dos Santos UFOB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70637

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial. Reta tangente. TIC. GeoGebra.

Resumo

Muitas pesquisas têm sido realizadas na área de Educação Matemática
descrevendo as dificuldades encontradas pelos discentes em compreender os conceitos de Cálculo Diferencial e Integral. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar a análise de uma aula diferenciada, desenvolvida como atividade curricular, realizada com os 32 discentes do 3º semestre do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT – Campus Confresa, a qual visou possibilitar a estes discentes um aprofundamento dos conceitos desenvolvidos no estudo de reta tangente na disciplina de Cálculo I. A metodologia de aula proposta foi aplicada pelo docente titular da disciplina nas dependências do laboratório de informática da referida instituição de ensino, durante o 1º semestre do ano de 2016. Nosso objetivo era o de avaliar a interação dos discentes em uma aula onde fosse possível interagir com o gráfico e a reta tangente a um de seus pontos. A aula consistiu em atividades utilizando o software GeoGebra, objetivando a construção do conceito de derivada no ponto por meio de simulações gráficas. Foi percebida durante a realização da aula a curiosidade aguçada dos discentes com respeito as construções gráficas o que evidencia uma maior disposição à aprendizagem.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

BEIRIGO LOPES, T.; GUEDES DOS SANTOS, L. O uso do Geogebra como ferramenta auxiliar para estudo da reta tangente a um gráfico. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70637. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70637. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas