RecArd: Robô baseado na plataforma Arduino como facilitador no processo de ensino-aprendizagem multidisciplinar

Autores

  • João Lucas de Souza Silva DEEL/IFBA
  • Michelle Melo Cavalcante DEEL/IFBA
  • Fabiano Amorim Vaz CIN/UFPE
  • Jamilson Ramalho Dantas CIN/UFPE
  • Esdriane Cabral Viana DEPEN/IFBA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53544

Palavras-chave:

Robótica, Educação, RecArd, Arduino.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade auxiliar e complementar o ensino-aprendizagem de disciplinas nas áreas de computação, eletrônica e mecânica com a utilização de um robô denominado RecArd. Na tentativa de contribuir para uma mudança por meio da viabilização de aulas práticas, utilizou-se a plataforma de prototipagem Arduino e através desta montou-se o robô controlado com um smartphone e com capacidade de desviar de obstáculos. A ferramenta apresentou potencialidades que são consideradas relevantes no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, em áreas multidisciplinares. Com base nos experimentos e resultados, pode-se indicar que o uso da robótica na educação deve ser considerado como modelo reformulador de métodos de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

LUCAS DE SOUZA SILVA, J.; MELO CAVALCANTE, M.; AMORIM VAZ, F.; RAMALHO DANTAS, J.; CABRAL VIANA, E. RecArd: Robô baseado na plataforma Arduino como facilitador no processo de ensino-aprendizagem multidisciplinar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53544. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53544. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação