O uso do Geogebra como ferramenta para a construção de conceitos matemáticos: um primeiro estudo envolvendo Cadeias de Markov

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva PPGIE – UFRGS/IFRS
  • Dante Augusto Couto Barone INF/PGIE – UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso IM – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50357

Palavras-chave:

Abstração reflexionante, engenharia didática, modelagem matemática, tecnologia

Resumo

Esse trabalho apresenta os resultados de uma sequência de atividades
realizada com alunos de graduação em matemática e também com professores de
matemática da região de Passo Fundo (RS). Através de uma metodologia de trabalho
fundamentada na Engenharia Didática, a exploração de uma situação-problema inicial
envolvendo Cadeias de Markov1, conduziria os participantes em um processo de
elaboração e verificação de hipóteses matemáticas. A análise das produções ocorre à
luz da teoria da abstração reflexionante proposta por Piaget, onde através de passos
sucessivos os sujeitos elaboram, constroem e reconstroem conceitos de matemática
durante a sequência de atividades. A utilização do objeto virtual apontou que a
construção dos conceitos ocorre de forma gradual e é potencializada com o uso da
tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

SYCHOCKI DA SILVA, R.; AUGUSTO COUTO BARONE, D.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. O uso do Geogebra como ferramenta para a construção de conceitos matemáticos: um primeiro estudo envolvendo Cadeias de Markov. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50357. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50357. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos