Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual

Autores

  • Natércia Ricardina Langa PPGEDU – UFRGS
  • Eliseo Reategui PGIE – UFRGS
  • Belissar Mormelo Universidade Estadual de Paraná-Campo Mourão
  • Edcleia A. Basso Universidade Estadual de Paraná-Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44475

Palavras-chave:

letramento, narrativa, mineração textual

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens têm contato para ordenação de experiências, seja no relato de acontecimentos reais ou fictícios. São apresentados no trabalho os resultados de um estudo realizado com alunos de uma escola de ensino fundamental, aplicando-se uma ferramenta de mineração textual capaz de extrair conceitos relevantes de um texto e apresentá-los em forma de uma rede de conceitos ilustrados por imagens. Os resultados do estudo demonstraram que o uso da ferramenta, aliada à metodologia de produção de narrativas, auxiliou os alunos a focar sua escrita num assunto específico e relacioná-lo a suas experiências de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

RICARDINA LANGA, N.; REATEGUI, E.; MORMELO, B.; A. BASSO, E. Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44475. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44475. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos