Tecnologia na aula de matemática: a importância do potencial semiótico
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.44439Palavras-chave:
potencial semiótico, professores, geometria dinâmicaResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar a importância da identificação, por parte dos professores de matemática, do potencial semiótico dos softwares de geometria dinâmica. A partir de uma revisão bibliográfica, apresenta a relevância dos diferentes registros de representação semiótica para a aprendizagem em matemática, e contempla as implicações da abordagem instrumental quando da inserção dos recursos tecnológicos digitais na sala de aula. É a capacidade de relacionar conceitos matemáticos (identificáveis no software) com signos e significados que emergem do uso da ferramenta ou da realização da tarefa, que caracterizam o potencial semiótico dos softwares de geometria dinâmica. O estudo conclui que, para uma incorporação efetiva dos recursos tecnológicos no planejamento das aulas de matemática, os professores precisam identificar previamente o potencial semiótico da ferramenta a ser utilizada. Deste modo, a formação de professores de matemática deve capacitar tal identificação.Downloads
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Publicado
2013-12-28
Como Citar
STORMOWSKI, V.; ALICE GRAVINA, M.; VALDENI DE LIMA, J. Tecnologia na aula de matemática: a importância do potencial semiótico. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44439. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44439. Acesso em: 29 mar. 2024.
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Artigos
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