Vestido de Pedra: abordagem semiótica de um vídeo

Autores

  • Daniele da Rocha Schneider PPGIE/UFRGS
  • Dinorá Fraga Fraga UFRGS
  • Carla Borba UFRGS
  • Ângela Carine Oviedo SENAI
  • Daniel dos Santos Telechi SENAI

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41615

Palavras-chave:

tecnologia digital, vídeo, análise semiótica

Resumo

O trabalho analisa o vídeo Vestido de Pedra, da artista gaúcha Carla Borba. Esse vídeo se constitui em uma ação performática baseada na confluência de imagem em movimento e som, gerando pela inter-relação dessas linguagens seus efeitos de sentido sobre a condição da mulher na sociedade moderna, segundo a teorização dos autores. A análise foi realizada no âmbito da teoria semiótica, considerando o percurso gerativo de sentido nos níveis fundamental, narrativo e discursivo. O estudo evidencia a semiótica como possibilidade de criação de significações sócio culturais e, nessas, de significações científicas. Indica-se sua característica interdisciplinar, por seu método fenomenológico e hermenêutico de leitura característico das ciências sociais aplicadas. A análise foi produzida, a partir de teorias e metodologia de análise textual, considerando a produção de sentido de usuários do vídeo, entre esses, alunos de uma escola de ensino profissionalizante.

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

SCHNEIDER, D. da R.; FRAGA, D. F.; BORBA, C.; OVIEDO, Ângela C.; TELECHI, D. dos S. Vestido de Pedra: abordagem semiótica de um vídeo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41615. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41615. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos