UMA PROPOSTA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DA INTERAÇÃO DOS CAMPOS MAGNÉTICOS ENTRE POLOS DE NOMES DIFERENTES USANDO REALIDADE AUMENTADA

Autores

  • Suzana da Hora Macedo Instituto Federal Fluminense, PGIE/UFRGS
  • Filipe Arantes Fernandes Centro Universitário São José de Itaperuna
  • José Valdeni de Lima PGIE/UFRGS
  • Maria Cristina Villanova Biazus PGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21967

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, simulação, campos magnéticos, realidade aumentada.

Resumo

Propõe-se neste trabalho apresentar um Objeto de Aprendizagem para o ensino da interação dos campos magnéticos entre dois pólos de nomes diferentes desenvolvido em ambiente de Realidade Aumentada. No ambiente criado em Realidade Aumentada há a presença simultânea de objetos reais e virtuais. Neste ambiente são visualizados os campos magnéticos de dois ímãs, demonstrando-se a sua interação. Neste Objeto de Aprendizagem o aluno pode visualizar esta interação em 3D e interagir com os campos. Este Objeto de Aprendizagem pode servir de apoio à aula convencional no estudo dos campos magnéticos dos ímãs. Foram feitas análises e avaliações para a conclusão do trabalho, destacando-se as suas vantagens no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

MACEDO, S. da H.; FERNANDES, F. A.; DE LIMA, J. V.; BIAZUS, M. C. V. UMA PROPOSTA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DA INTERAÇÃO DOS CAMPOS MAGNÉTICOS ENTRE POLOS DE NOMES DIFERENTES USANDO REALIDADE AUMENTADA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21967. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21967. Acesso em: 28 mar. 2024.