Na outra ponta da rede: o interesse dos alunos por projetos de inclusão digital
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.18094Palavras-chave:
inclusão digital, formação docente, informática educativaResumo
Mais do que compreender a urgência de movimentos de inclusão digital, é necessário entender, também, os desejos daqueles que são os protagonistas de todos esses processos: os alunos. O objetivo deste artigo é relatar uma pesquisa sobre a apropriação dos computadores por crianças de dez escolas municipais de Passo Fundo/RS. Estas escolas participaram de um Projeto de Formação Docente, realizado sob um âmbito de inclusão digital, e após a execução desse projeto sentiuse a necessidade de acompanhar seus desdobramentos na realidade escolar, visitando as instituições participantes para analisar a apropriação tecnológica pós formação. Esse trabalho desenvolveu-se na íntegra através de uma dissertação de mestrado, fragmentada em sete categorias. Este artigo traz uma das categorias, intitulada "Apropriação dos computadores pelos alunos", que relata como estava sendo o contato dos alunos com os computadores, as formas como os professores conduziram as atividades, quais foram as atividades propostas e de que forma promoviam a participação e o protagonismo dos alunos.Downloads
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Publicado
2010-12-28
Como Citar
MARCON, K. Na outra ponta da rede: o interesse dos alunos por projetos de inclusão digital. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18094. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18094. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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