UM MÉTODO PARA APOIO À LEITURA BASEADO NO USO DE UMA FERRAMENTA DE MINERAÇÃO DE TEXTO

Autores

  • Juliana de Campos Hessler UFRGS
  • Eliseo Reategui PPGEDU/PPGIE – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18056

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a leitura e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar o aluno no entendimento de textos, explicitando como o uso de uma ferramenta de mineração de texto pode facilitar este processo. Um apanhado teórico sobre leitura e letramento é apresentado no artigo. Em seguida, propõe-se um método para uso de uma ferramenta de mineração de texto como forma de apoio à leitura. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização de tal método com vinte estudantes da 5a série para leitura de um texto literário. Os resultados do experimento demonstraram que o método permitiu aos alunos explorar o texto e compreendê-lo de forma mais aprofundada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

HESSLER, J. de C.; REATEGUI, E. UM MÉTODO PARA APOIO À LEITURA BASEADO NO USO DE UMA FERRAMENTA DE MINERAÇÃO DE TEXTO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18056. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18056. Acesso em: 16 abr. 2024.