O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction

Autores

  • Patrícia da Silva Campelo Costa UFRGS
  • Eliseo Berni Reategui UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15227

Palavras-chave:

escrita cooperativa, mineração de texto, fanfiction

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de pesquisa que se dispõe a investigar como o letramento em língua estrangeira é possível através da utilização de ferramentas digitais que propiciem análise e produção coletiva do gênero textual fanfiction. O propósito é observar de que modo o ambiente digital pode ser um meio potencializador de aprendizagem através de tarefas apoiadas na utilização de um minerador de texto e de um editor de texto coletivo como recursos mediadores da produção escrita. Pretende-se investigar como aprendizes de língua estrangeira lidam, através dessas ferramentas digitais, com o processo de criação colaborativa de textos fanfiction. Desse modo, espera-se observar a utilização de ferramentas digitais que sustentem a produção textual, utilizando-se de um gênero característico da web, fanfiction, como proposta textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

COSTA, P. da S. C.; REATEGUI, E. B. O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15227. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15227. Acesso em: 28 mar. 2024.