Tecnologia Assistiva: Uma Proposta de Inclusão das Pessoas com Deficiência nas Escolas Públicas Regulares

Autores

  • Arnaud Soares de Lima Junior UNEB
  • Erí Santana UNEB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15207

Palavras-chave:

inclusão, tecnologia assistiva, pessoas com deficiência

Resumo

Esta pesquisa reflete um estudo para oferecer possibilidades de acesso às pessoas com deficiência nas escolas públicas regulares a partir do uso das tecnologias assistivas, que dentro de uma abordagem humanista, possuem potencialidades para criarem ambientes e processos acessíveis de aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma metodologia de Pesquisa-Ação Integral, com o envolvimento de todos, para buscar soluções e fazer uma intervenção no processo de inclusão educacional e social das pessoas com deficiência. O estudo foi operacionalizado com a formação de uma equipe multidisciplinar para discussões, o que permitiu uma visão sistêmica e complementar dos problemas, e com um levantamento das pessoas com deficiência no município, para criar estratégias e prioridades nas ações. Tendo como principais resultados, a implantação do Centro de Pesquisa de Tecnologias Assistivas, a inclusão de Libras como segunda língua no currículo do Ensino Fundamental I e II, reestruturação arquitetônica dos laboratórios de informática, e a formação permanente de um grupo de pesquisa multidisciplinar incluindo representantes das áreas de Educação, Saúde, Social, Obras, Comunidade Civil, pessoas com deficiência e familiares, e Câmara Legislativa.

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Publicado

2010-07-30

Como Citar

LIMA JUNIOR, A. S. de; SANTANA, E. Tecnologia Assistiva: Uma Proposta de Inclusão das Pessoas com Deficiência nas Escolas Públicas Regulares. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15207. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15207. Acesso em: 16 abr. 2024.