A metáfora do rizoma: contribuições para uma educação apoiada em comunicações e informática

Autores

  • Eliana Povoas Pereira de Brito UFPEL
  • Gertrudes Aparecida Dandolini UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14022

Palavras-chave:

Metáfora rizoma, currículo, ensino a distância

Resumo

As mudanças socioculturais e tecnológicas do mundo contemporâneo criam incessantes modificações nas entidades sociais e no pensamento humano descortinando
novos universos no dia a dia das pessoas. No centro destas modificações, os currículos dos Cursos de Graduação tornaram-se grandes desafios dos sistemas educacionais de
modo geral, e para a educação a distância, em particular. O modelo linear e seqüencial de currículo está ultrapassado e com todas as mudanças que estão ocorrendo é necessário romper com este modelo. Neste artigo apresentamos alguns princípios que norteiam a criação de currículos baseados na metáfora rizoma. Entendemos as dificuldades de colocar em prática o desenho de um currículo não disciplinarizado
(afinal, somos produtos das disciplinas). O processo  gradativo e lento, mas estamos certas de que é preciso ousar e apostar na construção de redes de conhecimento a partir de um trânsito transversal por entre os campos do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Povoas Pereira de Brito, UFPEL

Professora, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora-pesquisadora na área de EAD, atuando no Laboratório de Ensino de Matemática a Distância (LEMAD), professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. 

Gertrudes Aparecida Dandolini, UFPEL

Professora, Doutora em Engenharia de Produção na área de Inteligência Artificial (UFSC), Professor de Matemática da UFPEL, Professora-pesquisadora na área de EAD, atuando no Laboratório de Ensino de Matemática a Distância (LEMAD).

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

BRITO, E. P. P. de; DANDOLINI, G. A. A metáfora do rizoma: contribuições para uma educação apoiada em comunicações e informática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14022. Acesso em: 16 abr. 2024.