Educação Infantil e Ensino Fundamental: outras possibilidades através do PLANETA ROODA

Autores

  • Patricia Alejandra Behar UFRGS
  • Sílvia Meirelles Leite
  • Daisy Schneider
  • Caroline Bohrer do Amaral UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14003

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, interação, criança.

Resumo

O presente artigo trata do PLANETA ROODA, um ambiente virtual de

aprendizagem (AVA) destinado ao trabalho coletivo com crianças e professores,

centrado no usuário e ambientado no espaço sideral, bem como da primeira experiência

na formação de professores. Está sendo desenvolvido por uma equipe interdisciplinar de

educadores, programadores e designers do NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital

aplicada à Educação). Na fase de planejamento e desenvolvimento, foram analisados

diferentes AVA´s e sites infantis e realizadas entrevistas com professores e alunos de

Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Como paradigma que fundamenta o

desenvolvimento do ambiente, utilizou-se a teoria de Jean Piaget, na qual o

conhecimento é construído a partir das interações do sujeito com o meio físico e social.

Nesta perspectiva, as funcionalidades projetadas para o PLANETA ROODA visam

possibilitar a interação entre os usuários, o compartilhamento de arquivos/produções e o

gerenciamento de turmas.

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Biografia do Autor

Patricia Alejandra Behar, UFRGS

Doutora em Ciência da Computação, professora da Faculdade de Educação/UFRGS, da Pós- Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS) e da Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/FACED/UFRGS).

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

BEHAR, P. A.; LEITE, S. M.; SCHNEIDER, D.; AMARAL, C. B. do. Educação Infantil e Ensino Fundamental: outras possibilidades através do PLANETA ROODA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14003. Acesso em: 29 mar. 2024.