Educação Infantil e Ensino Fundamental: outras possibilidades através do PLANETA ROODA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14003Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem, interação, criança.Resumo
O presente artigo trata do PLANETA ROODA, um ambiente virtual de
aprendizagem (AVA) destinado ao trabalho coletivo com crianças e professores,
centrado no usuário e ambientado no espaço sideral, bem como da primeira experiência
na formação de professores. Está sendo desenvolvido por uma equipe interdisciplinar de
educadores, programadores e designers do NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital
aplicada à Educação). Na fase de planejamento e desenvolvimento, foram analisados
diferentes AVA´s e sites infantis e realizadas entrevistas com professores e alunos de
Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Como paradigma que fundamenta o
desenvolvimento do ambiente, utilizou-se a teoria de Jean Piaget, na qual o
conhecimento é construído a partir das interações do sujeito com o meio físico e social.
Nesta perspectiva, as funcionalidades projetadas para o PLANETA ROODA visam
possibilitar a interação entre os usuários, o compartilhamento de arquivos/produções e o
gerenciamento de turmas.
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