Relação entre o Perfil do Usuário e a Escolha do Perfil do Tutor

Autores

  • Adriana Justin Cerveira Kampff UFRGS
  • Antônio da Fonseca de Lira UFRGS
  • Doris Simone Reitz UFRGS
  • Fábio de Jesus Lima Gomes UFRGS
  • Luís Carlos Costa Fonseca UFRGS
  • Nádie Christina Ferreira Machado UFRGS
  • Magda Bercht UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13799

Palavras-chave:

perfil, agentes, tipologia junguiana, sociometria

Resumo

O presente trabalho apresenta um SSPT (Sistema de Sugestão de Perfis de
Tutores). Os fundamentos do SSPT estão embasados nos conceitos de tipologia de
personalidade de Carl Gustav Jung e nas escolhas sociométricas de Jacob Levy Moreno.
Basicamente, o sistema se propõe a identificar e sugerir um tutor com perfil de
personalidade similar ao do usuário, podendo este aceitar ou não a sugestão. A partir
dessa decisão do usuário o sistema deverá gerar dados a serem armazenados em um
banco de dados, para a validar ou refutar a hipótese que prevê a escolha de um agente
com perfil semelhante ao do usuário, considerando as variáveis: gênero, raça, idade e
área de conhecimento. Este trabalho pretende subsidiar a criação de um ambiente onde a
aprendizagem seja potencializada através de uma interação baseada na aceitação mútua
por parte do aprendiz e do tutor. Este último servindo como agente motivador no
processo de aprendizagem, estimulando o processo cognitivo do aluno. Como trabalhos
subjacentes, desenvolve-se uma pesquisa entre as relações de usuários alunos e tutores
artificiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

KAMPFF, A. J. C.; LIRA, A. da F. de; REITZ, D. S.; GOMES, F. de J. L.; FONSECA, L. C. C.; MACHADO, N. C. F.; BERCHT, M. Relação entre o Perfil do Usuário e a Escolha do Perfil do Tutor. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13799. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13799. Acesso em: 29 mar. 2024.