O Ensino de Heurísticas e Metaheurísticas na área de Pesquisa Operacional sob a ótica da Educação Dialógica Problematizadora

Autores

  • Andre Zanki Cordenonsi UFRGS
  • Felipe Martins Muller UFSM
  • Fábio da Purificação de Bastos UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13796

Palavras-chave:

ensino de heurísticas e metaheurísticas, educação dialógica problematizadora, AMEM

Resumo

O ensino de heurísticas e metaheurísticas na área de pesquisa operacional está
centrado, basicamente, na definição de modelos matemáticos e algoritmos para o teste
de teorias que são apresentadas em sala de aula. Este modelo tradicional de ensino
pressupõe o professor como principal mentor do processo de transferência da teoria
matemática para uma definição lógica de passos algorítmicos que os educandos devem
entender e, posteriormente, implementar em alguma linguagem de programação. Neste
artigo, propomos uma nova metodologia, onde seja possível consolidar uma construção
participativa dos alunos através de problemas propostos em aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

CORDENONSI, A. Z.; MULLER, F. M.; BASTOS, F. da P. de. O Ensino de Heurísticas e Metaheurísticas na área de Pesquisa Operacional sob a ótica da Educação Dialógica Problematizadora. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13796. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13796. Acesso em: 29 mar. 2024.