O Ensino de Heurísticas e Metaheurísticas na área de Pesquisa Operacional sob a ótica da Educação Dialógica Problematizadora
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13796Palavras-chave:
ensino de heurísticas e metaheurísticas, educação dialógica problematizadora, AMEMResumo
O ensino de heurísticas e metaheurísticas na área de pesquisa operacional estácentrado, basicamente, na definição de modelos matemáticos e algoritmos para o teste
de teorias que são apresentadas em sala de aula. Este modelo tradicional de ensino
pressupõe o professor como principal mentor do processo de transferência da teoria
matemática para uma definição lógica de passos algorítmicos que os educandos devem
entender e, posteriormente, implementar em alguma linguagem de programação. Neste
artigo, propomos uma nova metodologia, onde seja possível consolidar uma construção
participativa dos alunos através de problemas propostos em aula.
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Publicado
2005-06-16
Como Citar
CORDENONSI, A. Z.; MULLER, F. M.; BASTOS, F. da P. de. O Ensino de Heurísticas e Metaheurísticas na área de Pesquisa Operacional sob a ótica da Educação Dialógica Problematizadora. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13796. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13796. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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