Regras de associação aplicadas ao problema de evasão de alunos de cursos de pós-graduação (Lato Sensu) na modalidade EaD de uma instituição de ensino privada
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.121205Palavras-chave:
Ensino a Distância, Evasão, Regras de AssociaçãoResumo
Um dos grandes desafios enfrentados pelo Ensino a Distância (EaD) é a desistência do aluno antes da conclusão do curso. Neste sentido, este problema tem sido abordado sobre os mais variados aspectos. Contudo, estudos sobre a evasão de cursos de pós-graduação EaD ainda são mais restritos quando comparados à cursos de graduação nesta mesma modalidade, notadamente devido a menor disponibilidade de dados. Este trabalho realiza a análise dos fatores que levaram à evasão de cursos de pós-graduação EaD de uma Instituição de Ensino privada que detém mais de 300 mil alunos. Para tanto, utilizaram-se ferramentas de estatística descritiva como também de Mineração de Dados, mais especificamente de Regras de Associação. Resultados apontam que fatores institucionais relacionados ao material didático e dificuldade com recursos tecnológicos foram alguns dos principais agentes causadores de evasão nos cursos.Downloads
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Publicado
2021-12-28
Como Citar
PRISCILA BICALHO DE SOUZA, D.; GRIJO PITANGUI, C.; CARLOS F. BOA CARVALHO, H.; PEREIRA DE ASSIS, L.; VIVAS ANDRADE, A.; TRINDADE, E. Regras de associação aplicadas ao problema de evasão de alunos de cursos de pós-graduação (Lato Sensu) na modalidade EaD de uma instituição de ensino privada. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 193–202, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121205. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121205. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Mineração de dados educacionais
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