Aplicações de game learning analytics na abordagem sobre conceitos de matemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.121186Palavras-chave:
Mapeamento sistemático, Mineração de Dados Educacionais, Game Learning AnalyticsResumo
Este trabalho apresenta um mapeamento sistemático, com a finalidade de entender como estão as pesquisas sobre o tema de Game Learning Analytics - GLA, aplicado com as técnicas de Mineração de Dados Educacionais - (MDE) no contexto dos conteúdos de matemática. A análise destas abordagens fornece contribuições para identificar os conteúdos da matemática que são abordados com GLA, as técnicas MDE utilizadas em games voltados para aprendizagem de matemática, as aplicações learning analytics (LA) na aprendizagem de matemática. Em relação a análise das técnicas, encontramos técnicas como Teste-t, Regressão logística, rede bayesiana, árvore de classificação, regressão linear, correlação, análise de variância e sobrevivência que são métodos que estão sendo mais aplicados à análise de aprendizagem de jogos. Os resultados obtidos com este mapeamento sistemático indicam, uma ausência dos conteúdos de matemática voltados para a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais. Os resultados desta pesquisa abrangem as principais lacunas de pesquisa envolvendo GLA na educação básica.Downloads
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Publicado
2021-12-28
Como Citar
BARROS NASCIMENTO, J.; LINS RODRIGUES, R.; LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE, V. Aplicações de game learning analytics na abordagem sobre conceitos de matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 51–60, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121186. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121186. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem
Licença
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