Edições anteriores

  • RENOTE 2019-2: Edição Especial - Workshop de Inovação Pedagógica com Tecnologia
    v. 17 n. 2 (2019)

    A presente edição extra da Revista RENOTE reúne uma série de artigos produzidos a partir de palestras e conferências apresentadas no "Workshop de Inovação Pedagógica com Tecnologia". Este Workshop, realizado no Centro Cultural da UFRGS em Porto Alegre entre 27 e 28 de março de 2019, reuniu pesquisadores e educadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com destacada atuação na educação, mais particularmente referenciada pelo uso de novas tecnologias.

    Com a curadoria das professoras Jane Fraga Tutikian e Liane Margarida Rockenbach Tarouco, este workshop teve a pretensão de trazer à tona reflexões acerca do uso de tecnologias na educação.

    O conjunto de artigos apresentados nesta edição da RENOTE podem assim ser configurados como uma espécie de "estado da arte" atual e acurado acerca do uso de tecnologias na educação. Questões como as tendências no uso de tecnologia no ensino superior, sala de aula invertida assim como ferramentas para a autoria de conteúdo educacional digital com multimídia e interatividade são abordados e discorridos ao longo dos artigos apresentados.

    Não pretendendo esgotar os debates em torno da utilização das novas tecnologias na educação, as contribuições dos autores buscam apresentar reflexões acerca de tão atual e instigante tema.

    Este conjunto de artigos apresentam, em comum, uma clara intenção de promover o uso de tecnologia de informação e comunicação em atividades educacionais. São assim apresentadas soluções para a inovação em atividades de ensino e aprendizagem em nível do ensino superior. Igualmente, são abordados temas que possam proporcionar um aprimoramento da fluência digital para a autoria de conteúdo educacional. Por fim, cabe destacar uma clara aproximação com questões relacionadas à multimídia digital e interativa.

    O primeiro conjunto de artigos discorre em termos teórico-metodológicos acerca da implementação de práticas inovadoras, uso de tecnologias digitais, inovação pedagógica e ensino híbrido.

    O segundo conjunto de artigos reúnem experiências concretas do uso de novas tecnologias em sala de aula ou mesmo em outros ambientes educacionais.

    Um terceiro conjunto de artigos abordam a produção e divulgação de recursos digitais educacionais, tanto em nível da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como em ambientes não acadêmicos.

     

    Lovois de Andrade Miguel
    Secretário de Educação a Distância
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  • Edição Regular - Julho de 2019
    v. 17 n. 1 (2019)

    Laboratórios digitais, Mineração de dados Educacionais e Neurociência: temáticas emergentes

    Nos últimos anos, algumas temáticas de pesquisa têm sido recorrentes nas submissões e publicações da Revista Renote, tais como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, a Aprendizagem Colaborativa apoiada por Computador e as Teorias Educacionais Aplicadas à TIC. Mais recentemente, no entanto, um número maior de trabalhos tem abordado outras temáticas, tais como os Laboratórios Digitais, a Mineração de Dados Educacionais, a Educação e Neurociência. As múltiplas possibilidades de desenvolvimento de atividades experimentais nos Laboratórios Digitais explicam o crescente interesse na área. Já a disponibilidade de grandes repositórios de dados permite compreender o envolvimento de um número cada vez maior de pesquisadores no campo da mineração de dados educacionais. Quanto à neurociência, percebe-se um interesse também crescente de pesquisadores em melhor compreender processos cognitivos por meio do emprego de novas técnicas e equipamentos. Nesta edição da revista é possível encontrar artigos que tratam destas e outras temáticas. Os temas abordados compõem um cenário representativo dos atuais interesses de pesquisa relacionadas aos empregos da tecnologia na Educação no país.

    Dos 209 artigos submetidos para esta edição foram aceitos 59, o que representa uma taxa de aceitação de aproximadamente 30%, como tem ocorrido nas últimas edições. Recebemos trabalhos de instituições de todas as regiões do Brasil e também de Moçambique. Os trabalhos foram revisados por 74 pesquisadores de instituições de todo o país e também de Portugal. O número crescente de citações aos trabalhos publicados na revista lhe confere hoje o H-Index de 32.


    Eliseo Reategui
    Editor 
  • Edição Regular - Dezembro de 2017
    v. 15 n. 2 (2017)

    A Revista RENOTE publica neste segundo semestre de 2017 mais um conjunto de artigos originais oriundos de instituições de todo o país mesmo do exterior, incluindo SC, RS, PR, DF, PE, PA, SP, AL, MA, TO, PB, além de países na Europa como Espanha e Itália. A revista é hoje indexada em diferentes bases de periódicos, o que tem aumentado sua visibilidade na comunidade científica interessada na pesquisa relacionada ao emprego da tecnologia em contextos educacionais. Um indicativo da relevância e importância das publicações na RENOTE deriva do fato de que o H-index (calculado a partir do Google Scholar) da revista aumentou para 27 desde a última edição.

    Entre as temáticas de destaque, percebe-se que o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) torna-se uma prática frequente, tanto em cursos a distância onde é tradicional seu uso como também em cursos presenciais. O uso de AVAs que inicialmente era primordialmente um repositório de recursos educacionais digitais passa gradualmente a ser usado também para apoiar a aprendizagem colaborativa como ilustram um grande número de trabalhos combinando estas duas temáticas. Jogos educativos, Laboratórios digitais, Mundos virtuais  e Realidade Aumentada também foram objeto de diversos trabalhos envolvendo as áreas de Física, Química, Geografia, História, Biologia e Línguas, mostrando um alinhamento da pesquisa feita no país com as tendências mais atuais em termos de uso da TIC na educação, conforme apontado pelo relatório Horizon 2017. Igualmente importante foi a tendência na direção do uso de mobile learning, com ênfase à investigação de novas estratégias pedagógicas envolvendo o uso de dispositivos móveis com exemplos interessantes no ensino de línguas. Outra inovação tecnológica abordada teve foco no uso educacional de robótica e sensores e seu impacto na formação do raciocínio lógico.

    Nesta edição foram submetidos 181 artigos, dos quais foram aceitos 55, mantendo a usual taxa de aceitação de 30% dos trabalhos submetidos. O processo de revisão duplo-cego envolvendo até 3 revisores tem contribuído para a qualificação dos artigos publicados.

    Liane Margarida Rockenbach Tarouco

    Editora

    RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação
  • Edição Regular - Julho de 2017
    v. 15 n. 1 (2017)

    A Revista Renote - Novas Tecnologia na Educaý §ão publica neste primeiro semestre de 2017 mais um conjunto de artigos originais oriundos de instituições de todo o país mesmo do exterior, incluindo SC, RS, DF, RN, PR, PE, PA, RJ, MG, GO, AL e Portugal. A revista é hoje indexada em diferentes bases de periódicos, o que tem aumentado sua visibilidade na comunidade científica interessada na pesquisa relacionada ao emprego da tecnologia em contextos educacionais.

    Nesta edição foram submetidos 171 artigos, dos quais foram aceitos 53, mantendo a usual taxa de aceitação de 30% dos trabalhos submetidos. O processo de revisão duplo-cego envolvendo até 3 revisores tem contribuído para a qualificação dos artigos publicados.

    Entre as temáticas de destaque, os jogos e a ludicidade ocupam um espaço importante com um número significativo de artigos nesta edição. Também cabe mencionar as pesquisas tratando sobre o ensino e aprendizagem de programação e matemática, evidenciando certa tendência em enfoques que buscam promover a autonomia do aluno. Mundos virtuais, e-learning e perspectivas inclusivas no emprego da tecnologia são outras temáticas também frequentes na revista e que novamente aparecem nesta edição com um número significativo de trabalhos.

     

    Eliseo Reategui

    Editor

  • Edição Regular - Dezembro de 2016
    v. 14 n. 2 (2016)

    Novas tecnologias na educação rumo ao mobile learning, jogos digitais e soluções avançadas em realidade virtual.

    A Revista Novas Tecnologias na Educação alcançou na edição de dezembro de 2016 um recorde de submissões desde que iniciou a ser publicada, em 2003. Foram submetidos 215 trabalhos originários de instituições acadêmicas de todo o país. Com autores de todas as regiões do país e também do exterior. A avaliação e seleção dos trabalhos envolveu um corpo de 46 revisores também provenientes de diferentes regiões do país. Foram selecionados como é usualmente feito cerca de 30% do total de trabalhos submetidos.

    A alta taxa de submissão mostra o crescente prestígio da RENOTE o que também é corroborado pela intensidade de referências a artigos nela publicados. O cálculo do H-index da RENOTE em 2016 foi 20, de acordo com o valor obtido conforme proposto por Harzing e calculado com o uso do software Publish or Perish[1] . com busca no Google Scholar.

    Dentre os temas chave da revista cabe destacar o crescente uso das novas tecnologias digitais tanto na educação tradicional como na educação inclusiva envolvendo tecnologias assistivas. O projeto e desenvolvimento de objetos de aprendizagem, voltados ao uso em diversificadas áreas de ensino, com uma boa intensidade em Matemática mostram que os professores estão se mobilizando para participar do processo de produção de recursos educacionais digitais. Jogos digitais tem sido objeto de estudo e desenvolvimento tanto pelos professores como pelos próprios alunos, uma vez que existem soluções de autoria que facilitam esta construção. As formas de uso estão evoluindo a partir das estratégias tradicionais baseadas o uso de computadores de mesa e começando a envolver o uso de tablets e de aparelhos celulares (mobile learning) o que mostra coerência com a situação existente no cenário brasileiro no qual, embora exista computador e acesso Internet em cerca de 50% dos lares,  85% dos estudantes acessam a Internet via celular.

    Os recursos educacionais digitais existentes já podem ser encontrados em repositórios digitais que proliferam e seu uso pode ser tanto por indicação específica de um professor ou a partir de pesquisa via mecanismos de busca da Internet. Mas também foi possível constatar nesta edição da RENOTE o desenvolvimento de soluções integradas a ambientes virtuais de aprendizagem que fornecem automaticamente recomendações de recursos educacionais digitais aos estudantes em função de sua trajetória de aprendizagem e resultados que vão sendo alcançados.

    Na área do ensino de ciências, percebe-se um crescimento no interesse e experimentação com laboratórios digitais virtuais que buscam simular laboratórios de ensino de ciência com vistas a ensejar uma aprendizagem mais ativa pelos estudantes que podem realizar em mundos virtuais experiências que, de outro modo seriam inviáveis pela falta de equipamentos ou pelo risco que alguns experimentos acarretariam.

     

    Liane Margarida Rockenbach Tarouco

    Editora


    [1] Harzing, A.W. (2007) Publish or Perish, available from http://www.harzing.com/pop.htm

  • Novas Tecnologias na Educação
    v. 14 n. 1 (2016)

    A Revista Novas Tecnologias na Educação tem por objetivo publicar trabalhos desenvolvidos na área da Informática na Educação. É um periódico científico editado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicado desde 2003, privilegia perspectivas interdisciplinares de natureza regional,nacional e internacional.
  • Edição Regular
    v. 13 n. 2 (2015)

    A Revista Novas Tecnologias na Educação tem por objetivo publicar trabalhos desenvolvidos na área da Informática na Educação.
  • Edição Regular
    v. 13 n. 1 (2015)

    A Revista Novas Tecnologias na Educação tem por objetivo publicar trabalhos desenvolvidos na área da Informática na Educação.

  • Edição regular
    v. 12 n. 2 (2014)

  • Edição regular
    v. 12 n. 1 (2014)

  • Edição regular
    v. 11 n. 3 (2013)

     


  • Edição Especial PEAD
    v. 11 n. 2 (2013)

    Aprendizagens em Rede na Formação de Professores
  • Edição regular
    v. 11 n. 1 (2013)

  • Edição Regular
    v. 10 n. 3 (2012)

  • Edição especial: Ambientes Imersivos para Educação
    v. 10 n. 2 (2012)

    Artigos selecionados e apresentados no Workshop Ambientes Imersivos para Educação realizado juntamente com o CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação em 26 de novembro de 2012, na UFRJ, no Rio de Janeiro pela SBC.

    Artigos selecionados e apresentados no XX Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação de 11 a 14 de dezembro de 2012, no CINTED/UFRGS

  • Educação a distância

    Edição especial - Educação a distância
    v. 8 n. 1 (2010)

    Edição dedicada à temática da Educação a Distância.

    XV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação - 19 a 22 de julho de 2010

  • CAEF

    CAEF - Edição Especial de Música - 2009
    v. 7 n. 2 (2009)

    RENOTE - Edição Especial de Música - 11 de fevereiro a 15 de abril de 2009
  • RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação

    Edição regular - Dezembro de 2008
    v. 6 n. 2 (2008)

    Artigos selecionados e apresentados no XII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação
  • RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação

    Edição Regular - julho de 2006
    v. 4 n. 1 (2006)

    Artigos selecionados e apresentados no VII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação