Expressão de Afetividade por Agente Pedagógico em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem: uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Francieli Motter Ludovico PPGIE - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adriana Paz Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Campelo Costa Barcellos PPGIE - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99549

Palavras-chave:

Revisão Sistemática da Literatura, Agente Pedagógico, Expressão de Afetividade, Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e
propõe análise dos Agentes Pedagógicos (AP) dos estudos selecionados com o objetivo de compreender se a utilização de AP, que expressam afetividade, pode auxiliar nos processos educacionais dentro de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA). A RSL foi realizada utilizando as bases do Portal de Periódicos da Capes, na International Conference on Advanced Learning Technologies e na Revista Novas Tecnologias na Educação, e com isso foram encontrados 86 estudos para a revisão, sendo 4 incluídos para a presente análise. O presente estudo evidenciou que a utilização de Agentes Pedagógicos afetivos pode contribuir e influenciar positivamente os processos educacionais que ocorrem em AVEA. Dessa forma, destaca-se a importância de propor reflexões acerca da afetividade na educação mediada por computador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

MOTTER LUDOVICO, F.; PAZ NUNES, A.; CAMPELO COSTA BARCELLOS, P. Expressão de Afetividade por Agente Pedagógico em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 617–625, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99549. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99549. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas